Business Day - Do IT with Quality

Keynotes


Data driven software engineering – Can we change what we can measure?
Michaela Greiler, Microsoft Research. 

Abstract: Tom DeMarco states that “You can’t control what you can’t measure”, but how much can we change and control (with) what we measure? This talk investigates the opportunities and limits of data-driven software engineering, shows which opportunities lie ahead of us when we engage in mining and analyzing software engineering process data, but also highlights important factors that influence the success and adaptability of data-based improvement approaches. 

Speaker Bio
: Michaela Greiler works as a software engineer and researcher at Microsoft in the TSE (Tools for Software Engineers) team and in close collaboration with the Empirical Software Engineering group at Microsoft Research (MSR). Michaela focuses on data-driven software engineering – that is improving software development practices and processes by mining and analyzing engineering process data. She received a PhD in Software Engineering from the Delft University of Technology for her research on Test Suite Comprehension and holds a Master’s and Bachelor’s degree in Computer Science.
       








Sistema de Informação da EFACEC e o desafio da Internacionalização
Jaime Ferreira, Diretor Geral dos Sistemas de Informação, EFACEC 

Resumo: Esta apresentação fará uma breve descrição do GRUPO EFACEC, seguida da apresentação do Sistema de Informação atual e os desafios da internacionalização, nomeadamente, primeiros passos, dificuldades sentidas, estratégia estabelecida, plano de "Roll-Out" internacional e sua implementação, dificuldades atuais, pontos fortes e fracos, desafios e apostas futuras. 

Bio
Jaime Ferreira é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde foi assistente. Iniciou a sua carreira no Grupo EFACEC (Empresa Fabril de Máquinas Elétricas) há 33 anos como Engenheiro de Sistemas, tendo sido posteriormente Responsável pelo Centro de Processamento de Dados, Responsável de Organização e Informática, Director Geral Adjunto (já na EFACEC SISTEMAS DE GESTÃO SA) e ainda Diretor de Sistemas de Informação ao nível da EFACEC Capital SGPS. Desde 2001, é Diretor Geral dos Sistemas de Informação na EFACEC SISTEMAS DE GESTÃO SA onde tem como principal missão a Gestão das Equipas e Atividades necessárias por forma a manter e desenvolver o Sistema de Informação do Grupo EFACEC.


Automatização de testes na Primavera
Nuno Vieira, Test Lead, Primavera - Business Software Solution

Resumo: O Scrum apesar de ser uma metodologia ágil, também tem um grande enfoque na qualidade do produto. Os testes automáticos desempenham um papel importante neste modelo uma vez que permite obter feedback rápido sobre os desenvolvimentos, garantindo um ritmo de execução.
O objetivo desta apresentação passa por partilhar a experiência da Primavera na automatização dos testes e como está a ser implementado dentro das equipas Scrum.

Bio: Nuno Vieira é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Iniciou o seu percurso profissional na EDP Distribuição, tendo em 2008 ingressado na PRIMAVERA BSS. Após ter passado pelos departamentos de Support Center e Quality Assurance, é responsável pela área de automatização de testes da PRIMAVERA BSS. 

Business Day Photos

All photos available here.

Programa


 



pdf

pdf

pdf


pdf

pdf
pdf




pdf




pdf




Sponsors


Instituições/Empresas participantes

Apoio Institucional

CONVITE À PARTICIPAÇÃO

Temos o prazer de convidar V.Exa. para o BUSINESS DAY no âmbito da QUATIC 2014 (9º Conferência sobre a temática Qualidade das Tecnologias de Informação e Comunicação que decorrerá no dia 23 de Setembro, das 9h às 18h, sob o tema: “Do IT with Quality” – Desenvolvimento de Tecnologias de Informação com Qualidade.

Hoje em dia, é impensável viver sem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Elas estão presentes no quotidiano das pessoas fornecendo-lhes um ambiente de sociedade em rede onde se pode aceder a informação de todo o mundo que influencia a forma como trabalham e se divertem. Dada a sua importância, as TIC tornam-se ferramentas indispensáveis na geração de riqueza tendo um papel fundamental na dinamização de diversos ramos de atividade. Assim, a qualidade das TIC é um ingrediente fundamental da estratégia de qualquer empresa que, sendo descurada, poderá resultar na perda de negócio e competitividade.

Business Day – Do IT with Quality

O evento Business Day tem como objetivo reunir um conjunto de profissionais e de empresas nacionais e internacionais da área das TIC num ambiente que proporcionará:

  • Um espaço de “networking” altamente qualificado onde se poderá interagir com oradores reconhecidos no ambiente empresarial;
  • Um ambiente de divulgação das melhores práticas
  •  A oportunidade de assistir a apresentações dadas por empresas que pretendem partilhar a sua experiência e conhecimento
  • A discussão de temas quentes e preocupações de qualidade em domínios de aplicação específicos
  •  Espaços para exposição e divulgação da empresa/produto

CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES

Estamos à procura de contribuições relativas a todos os aspetos da qualidade dos sistemas de TIC de qualquer um dos seguintes tipos:

  •  experiências industriais
  • demonstração de ferramentas
  • apresentações especiais dos patrocinadores da conferência

Submissão de apresentações para o Business Day

Os autores devem submeter via http://www.easychair.org/conferences/?conf=quatic2014 (selecionando "Business Day") uma versão em PDF de sua apresentação. As apresentações podem ser escritas em Português, Inglês ou Espanhol. As apresentações devem ser originais e orientadas para os temas de qualidade e as melhores práticas na indústria de TIC. As apresentações serão revistas pelo Comité do Programa do Business Day.

Os materiais de apresentação aceites para a Business Day serão publicados on-line no site da conferência, bem como nas Atas Eletrónicas do Business Day da QUATIC'2014 (com ISBN editado por ACS03), com a condição de que pelo menos um dos autores efetue registo na conferência.

Datas importantes

  • Submissão de resumos: 19 de maio 10 de junho, 2014 
  • Submissão de apresentações: 16 de junho, 2014
  • Notificação aos autores: 7 de julho, 2014
  • Submissão da versão final : 21 de julho, 2014
Comité do programa do Business Day
  • Chair: Ana Paiva (FEUP)
  • Co-Chair: Ana Lima (CCG)
Comissão de Honra
  • João Sabbo (CS03)
  • Vasco Lagarto (TICE.PT)
  • Raul Vidal (FEUP)
  • Jaime Ferreira (EFACEC)
Inscrição

Até 31 de agosto de 2014:    200 euros

Depois de agosto de 2014:   250 euros